
Cissa Amorim
Entendendo a poiésis: técnica e criação
Muitas questões surgiram frente ao desafio de produzir uma poiésis. Mas o que isso significa? Vale recorrer a história grega sobre mimesis, e Françoise Dastur, em seu texto A Arte no Pensamento, ressalta que a definição de mimesis - mímica, techne - técnica e a poiésis- arte de produzir, ou poesia. Para Platão, o conceito de Poiésis costuma ser traduzido por imitação. Porém há duas definições ou aplicações "na primeira, poiésis expressa o sentido geral do verbo poiéo, que significa produção, fabricação, criação. Na segunda, poiésis assume uma significação mais específica e traduz-se por poesia."
Portanto, Poiesis é um substantivo que advém do grego poién. Se refere a ação de fazer diversificada, ligada principalmente à essência do agir. Nesse contexto, a poiésis é uma criação, produção com auxilio da técnica. Tal produção se traduziu em música para crianças, nas melodias das cantigas populares utilizando o aplicativo Karaokê kids disponível para android no Google Play. A performance está publicada no You Tube.
Clique no botão para
assistir a performance no You Tube:
Análise da expressão em e-arte
Nesta síntese irei discorrer sobre a produção da poiésis solicitada pela professora Fernanda Cunha, a qual ofereceu um desafio para os cursistas de pós- graduação em arte intermidiática digital. A expressão em arte digital escolhida foi no eixo da música. Desde criança cantava! As cantigas fizeram parte da minha infância e fazem hoje parte do meu trabalho como educadora. A participação em corais como o do Instituto Federal de Goiás - IFG em 2010, me levou a entender a música, no canto, como expressão corporal e rítmica. Em arte-educação a música é um instrumento essencial da aprendizagem, que torna o aluno mais expressivo e criativo. Foi uma experiência nova trabalhar usando um aplicativo que mostra a letra da música, fundamental para a aquisição da leitura, com ritmo e entonação podendo ser gravadas simultaneamente de forma ensaiada ou mesmo espontânea.
Ao utilizar aplicativos que podem apoiar o professor no processo de ensino e aprendizagem, procurei aliar música e alfabetização por meio de cantigas folclóricas ou populares. A escolha acerca de como trabalhar de forma diferente um gênero conhecido das crianças, promoveu a reflexão da práxis na sala de aula. Os aplicativos Turu Brasil e Kids Karaokê foram apresentados para as crianças, elas puderam interagir com os apps e cantar livremente as cantigas. A utilização desta mídia em sala de aula foi possível apenas em pequenos grupos, cantando com o Karaokê Kids.
A experiência de realizar uma poiésis usando técnicas para produção artística fomenta a compreensão do processo criativo a partir de um contexto curricular o qual leva o aluno a alfabetizar-se e letrar-se.O canto como uma expressão artística denota sensibilidade e harmonia, considerando o produto final que é a expressão artística.
Procurei realizar uma performance que conjugasse o aplicativo, as cantigas e o canto. O produto final foi um pot-pourri unindo diferentes cantigas folclóricas em um vídeo único que será utilizado em sala de aula para aprofundar o tema em condições além de cantar , como ordenar o texto da cantiga em técnica de texto fatiado e reescrita. Inicialmente o desejo era de incentivar as crianças a cantar usando o Karaokê kids, porém pude notar que ao serem convidados a cantar não se soltavam, o que serviu como levantamento acerca do que necessitam aprender sobre esse gênero. Cantar gera prazer e domínio próprio. O trabalho foi muito envolvente e enriquecedor, desde a produção que iniciou no Memorial do Indígena em Brasilia -DF até a publicação no You Tube.
A expressão de arte superou minhas expectativas, ao passo que motivou a utilização de um recurso inovador para a sala de aula de 2º ano de alfabetização.
A abordagem triangular digital, derivada da teoria de Ana Mae Barbosa, esteve presente por meio do e-ler, e-fazer e e-contextualizar, ao levantar os aplicativos para o uso da música em sala de aula e ler sobre eles interpretando-os, ao utilizar o aplicativo com os alunos e sozinha houve o fazer e finalmente o último , e-contextualizar, que uniu técnica e tecnologia, tornando possível uma poiésis multimidiática usando a música como eixo principal.
Sites consultados:
https://pt.scribd.com/document/177680813/Canto-uma-expressao-Tutti-Bae
http://faflor.com.br/revistas/refaf/index.php/refaf/article/view/51/html

