
Cissa Amorim
As performances
e-arte/educativas nas instituições de ensino
Nesta etapa do curso, cabe refletir sobre as paisagens pedagógicas digitais. Tal reflexão, está expressa na leitura analítica a seguir no texto de CUNHA (2018). Resistência, resiliência, (re)existência formam um caminho que será representado por uma bandeira.
Caminhos trilhados pela pedagogia, de um jeito marcado pela arte, pela música e pelo dinamismo. Um currículo dotado de formação para formar. Essa é minha bandeira! Aprender e ensinar no mundo ciber.
Perceber-se agente de mudança é o papel do formador, aquele que exerce a mediação e facilita a compreensão num processo inesgotável de formação voltado para o letramento digital.
O que é performance?
Várias são as técnicas de leitura utilizadas neste curso de especialização. Nenhuma mais marcante quanto a leitura analítica. O texto analisado de SCHECHNER (2016) discute "O que é performance." Sinônimo de competência, atuação, a performance é ou pode ser enquanto performance investigada. Lembremo-nos de Heráclito, filosofo grego que dizia "Ninguém consegue passar duas vezes dentro do mesmo rio" , a performance é o próprio fluxo da vida e arte.
Produção audiovisual: Síntese reflexiva
A educação dispõe de aliados importantes para que o conhecimento seja difundido e criado. A arte em suas diferentes linguagens atua como aliada gerando movimento à educação, dando a ela sons, cores e traçados em diferentes performances. O professor é o performer! A sala de aula, o palco! A ação-reflexão-transformação traz à tona que não é possível banhar-se num duas vezes na mesma água num rio (HERÁCLITO). Assim, a arte se caracteriza rio, fonte, estado de mudança e fluxo de fazeres e saberes. Nesta vídeo-reflexão a ciberarte em função de um significado: o aprender para ensinar na sala de aula, espaço de aprendizagens.

Neste tópico, apresento minha bandeira e-arte/educativa. Ela representa a necessidade do letramento digital, pelo qual os saberes são ampliados.Não basta apenas possuir habilidades técnicas, de pesquisa e de metas utilizando as ferramentas digitais, é momento de aprender a ter capacidade pessoal de lidar e de unir as habilidades em prol de si numa práxis de ação-reflexão e produção emancipadoras (PISCHETOLA,2016). A arte-educação e suas várias linguagens se unem no desenho que representa a importância do letramento digital para a sociedade. Professores e alunos unidos para esse novo aprendizado, no qual a atuação do professor é de mediador das aprendizagens de forma crítica e mais humana. Este símbolo foi criado com apoio do Aplicativo LogoPit Plus, ferramenta facilitadora para criação de logomarcas.
Produção da bandeira: Símbolo arte-educativo
Como realizar performances culturais arte-educativas sem desígnio pedagógico crítico?
A busca constante de um lugar na educação me levou a vários e diferentes caminhos. Apaixonada pelo ato educativo pela reciprocidade que este gera e pela dinâmica fantástica de ensinar e aprender, a cada texto de arte-educação me descubro arte-educadora. Por meio da práxis - ação - reflexão-transformação da realidade - a intencionalidade crítica tem permeado minha própria prática.
A seguir a leitura analítica esclarece e fundamenta a necessidade do ato pedagógico crítico.
Referência
Cunha, Fernanda P. Como realizar performances culturais arte/educativas sem desígnio pedagógico-critico?. 22º Encontro Nacional Anpap: Ecossistemas Estéticos, Belém, p.2410-2420, 2013.
Leitura analítica - CUNHA,2013.
Plano de intervenção e-arte/educativa
Todos os estudos até o momento vêm indicando a possibilidade de atuar para a intervenção crítica na atividade docente. A formação de professores e o letramento digital corroboram para uma atualização necessária na práxis educativa.
Procuramos realizar um esboço de plano como base em questões norteadoras. O conteúdo escolhido foi a edição de textos e imagens utilizando o CANVA e a confecção de cartazes didáticos utilizando o site Block Posters.
A bandeira do letramento digital na formação do professor se realça nesta proposta e-arte/educativa.
A necessidade de aprimoramento da proposta levou ao plano 2. Diante da demanda por capacitação tecnológica, os professores certamente irão utilizar bem aplicativos como o CANVA e site como o BLOCK POSTERS. O trabalho com imagens é motivador!
