
Cissa Amorim
A reflexão sobre o ensino e a cultura digital nos leva a pensar o universo dos aplicativos que podem ser utilizados pelas crianças. Um recurso bastante utilizado na alfabetização é a música. A leitura e a escrita se apoiam nesta ferramenta que envolve e realmente encanta. Desse modo, cumprindo a proposta do Eixo I, segue uma breve análise de alguns aplicativos encontrados no google play que podem ser utilizados para ensinar músicas e alfabetizar a partir de textos que se conhece de cor.
O mercado cultural internacional versus e-arte-educação digital crítica


Ao comentar com os alunos sobre a utilização de um aplicativo, um pequeno disse " Tia por que você não baixa um de folclore também!?" E continuei analisando alguns que são grátis e acessíveis.
Textos motrizes para leituras analíticas
Os textos abaixo são de autoria de Ana Mae Barbosa e Fernanda Pereira da Cunha. Em seu contexto, ambos falam sobre a arte e a e-arte. A leitura analítica foi realizada com marcações no texto e apontamentos às margens, com vistas a esclarecer cada parágrafo.
Depoimento provocativo II - Fernanda Pereira da Cunha
Do e-laissez-fire a educação intermidiática crítica - Fernanda Pereira da Cunha
Arte-educação pós colonialista no Brasil: aprendizagem triangular- Ana Mae Barbosa

Continuando os levantamentos, surgiram outros facilitadores para produção de vídeos e músicas com as crianças. Eles serão utilizados para e produção de uma expressão em arte digital, apresentada no próximo eixo.