
Cissa Amorim
Inclusão da cultura digital juvenil na e-Arte/Educação- Metodologia do Ensino Superior I

Quase juvenil
Eras diferentes
Pensamentos diferentes
Potenciais diferentes
Complementares...
Assim, conectados
Em mundos de softwares, hardwares, gifs
Filho, criança, jovem
Nativo digital
Te ensino e aprendo de você
Nesse amor sem igual
Maria Cecília
Eixo I - A cultura digital Juvenil
Este eixo discute a cultura digital juvenil e suas inter-relações entre cultura digital, e-Arte/educação e juventude, a busca compreende o ensino, aprendizagem e inclusão na perspectiva de práticas crítico-reflexivas em arte intermidiática digital.

O texto trata sobre a CULTURA DIGITAL JUVENIL: uma reflexão sobre tecnologia e arte/educação no contexto da cibercultura e pretende contribuir com as reflexões sobre arte intermidiática digital.
Download Reflexão
Texto Expositivo- argumentativo.

Eixo II- Os diferentes usos das tecnologias no contexto da juventude: possibilidades e propostas metodológicas
A análise proposta neste eixo abarca a performance musical do clipe SEE YOU AGAIN.
O trabalho realizado foi a produção de um Podcast em áudio. Importante conhecer a definição do termo "é um conteúdo de mídia (geralmente áudio) transmitido via RSS". Pode ser ouvido a qualquer hora, em qualquer lugar. Além da análise do vídeo clipe, disponível no You Tube, apresento uma proposta de trabalho pedagógico que poderá ser realizado a partir do vídeo clipe com jovens adolescentes. A principal mensagem do vídeo clipe é a amizade, o enfrentamento da perda de um amigo. Penso que na vida é importante pensar sobre a morte. Muitos jovens estão tendo suas vidas ceifadas por aventuras irresponsáveis, drogas... e a percepção disso para os jovens, qual é? Vale refletir para que se possa dar mais valor à vida.
Clique para ouvir a análise e a proposta de atividade com o vídeo clipe See You Again - Khalifa e Puth
A abordagem que este eixo propõe está ligada ao exercício de ensinar de maneira criativa. A melhor maneira para realizar este exercício é empoderando os alunos nas atividades que serão realizadas de maneira significativa e descentralizada.


Assim, apresento um plano de aula sobre o gênero Poemas Visuais, vislumbrando discutir sobre o uso e a aplicação da tecnologia na produção deste gênero aliando tecnologia na produção do texto e na arte da literatura, usando um telefone celular e seus recursos ou a sala de informática. Os alunos que poderão desenvolver essa atividade estão no 8º ano do Ensino Fundamental.