top of page

Seminário intermidiático: música, artes cênicas e outras linguagens artísticas

Tratamento da informação - Arte/educação intermidiática

Tratamento da informação

         Conhecer o mundo virtual é algo corriqueiro para os jovens e crianças. Mas , o que eles consomem? O que apreciam? 

        Nessa pesquisa pretendo evidenciar algumas preferências de alunos de uma escola municipal de Luziânia nas turmas de 2º ano, 4º ano e 5º ano e suas preferências ao navegar na Internet. Esse trabalho foi realizado também com caráter de ensino.

       Os alunos do 2º ano foram responsáveis por coletar os dados e tratá-los numa atividade bastante dinâmica e produtiva na qual eles se tornaram protagonistas do conhecimento matemático. 

       A atividade foi proposta no dia 23 de novembro de 2017 com a visita em turmas da escola. Este trabalho motivou bastante os alunos. 

      O produto final foi a construção de um gráfico que demonstra o que os alunos do Ensino Fundamental apreciam e consomem na internet. 

      De acordo com os dados coletados sobre o que os alunos apreciam ou consomem na internet, os videoclipes alcançaram a maioria dos votos. Os games alcançaram a segunda opção, alguns confessaram apreciar conteúdos com nudes, sem críticas. Cunha (2008) em sua pesquisa converge com este quesito acerca dos vídeos, especialmente os vídeos com conteúdos audiovisuais on line. Nesse sentido, cabe citar Azevedo(2014) que aborda a importância da prática interdisciplinar, também voltada para a tecnologia, visto que o mundo das crianças está rodeado de estímulos “o sentido de leitura de mundo (...)implica na dimensão estética, na dimensão artística.”

E os professores, que tecnologias usam em sala de aula? 

          Os professores alcançados por esta pesquisa foram questionados sobre que tipo de tecnologia utilizam na sala de aula. Os recursos mais citados foram o Data Show e o smartphone. 

Também foram questionados acerca dos gostos dos alunos na internet. Dos 10 pesquisados, apenas dois disseram não saber o que os alunos consomem. Esse dado demonstra que os professores estão ligados aos seus alunos e alunas e podem fazer também intervenções quanto ao uso e manipulação da internet como ferramenta de apoio ao conhecimento. 

        A pesquisa completa e a fundamentação teórica estão compiladas no arquivo em PDF. Vale a pena ler e compreender a importância desta temática para a arte-educação. 

Pesquisa:

Navegando na internet

A imagem é a representação estética de uma realidade, a educação imagética teve início no escolanovismo ( MARTINS & TIBALLI, 2017). A proposta de ensino com base no desenho infantil do SHOW DA LUNA, apresenta-se enriquecedora e atrativa para as crianças na alfabetização, por se tratar de uma proposta lúdica numa linguagem acessível. Nesse sentido, o trabalho interdisciplinar em arte-educação e ciências naturais, por integrar conhecimentos e saberes acessíveis numa abordagem intencional, podem ser alvo de um trabalho que favorecerá a aprendizagem num processo dialógico.

Desenhos infantis: proposta de intervenção

Desenhos infantis: proposta de intervenção

O desenho do Show da Luna é considerado um fenômeno de audiência. Além de educativo, é musical e muito divertido. A proposta de intervenção completa está no arquivo em PDF. 

Como água vira chuva? Eu quero saber, disse a Luna!

Proposta

de intervenção

Educação juvenil: Nudes na e pela internet
 A temática do nu na arte é bastante antiga. A abordagem que teremos nessa etapa é a nudez na rede e pela rede apontando uma proposta de intervenção. Não há que se considerar o " nudes " algo condenável! É uma opção para quem não se sente violado em sua privacidade. O material do endereço  http://slideplayer.com.br/slide/353284/ mostra a abordagem artística do nu artístico que vale a pena ser conhecido. Ao lado a escultura da Vênus de Milo descoberta na Grécia antiga em 1820, um exemplo de nudes.

Educação juvenil: Nudes na e pela internet

Nudes na rede: como abordar o tema com as crianças? 

De acordo com nossas pesquisas, as crianças e jovens tem acesso a conteúdos diversos na internet. O papel da escola se amplia nesse sentido, pois é preciso educar para o mundo ciber, preparar esses alunos para discernir as boas e más práticas. 

O tema do nudes também  está ligado à violação dos direitos da criança e do adolescente uma vez que quem distribui imagens dessa natureza comete crime. O alerta e a intervenção aqui privilegia a prevenção de ações de pedófilos na rede. Ensinar à criança que não deve se expor a pedido de ninguém nem na internet nem fora dela. 

As crianças são vulneráveis a ação de pedófilos na internet, e são vítimas de crimes e de exploração sexual. O currículo escolar em sua parte diversificada favorece essa discussão desde a educação infantil. A escolha em ligar o nudes à questão sobre a pedofilia se deu a partir de uma experiência pessoal na minha infância, a qual como professora me sinto sempre na obrigação de alertar os alunos para que não sofram traumas na área da sexualidade. 

Proposta de intervenção arte/educativa digital

A proposta baseia-se na conscientização das crianças de 2º ano da alfabetização sobre o nudes e sobre o combate à pedofilia, utilizando vídeo e roda de conversa, posteriormente a expressão em desenho. Os arquivos que apresentam o trabalho constam ao lado.

Intervenção arte educativa digital - Maria Cecília Silva de Amorim
00:00 / 00:00
MARIA
CECÍLIA
  • Facebook Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

Quem sou?

 

Mulher, mãe, educadora... Pedagoga pela Universidade Estadual de Goiás -UEG, correndo atrás de conhecimentos em arte-educação. Penso em exercer o conceito de vida-artísta, pois viver é mesmo uma arte!

Cantar, dramatizar e sorrir... essenciais para aprender a ser, a fazer,  a conhecer...

© 2017 por Designs de MARIA CECÍLIA. Orgulhosamente criado por Wix.com

bottom of page